Programa Superar PBH

Judocas homenageados pela PBH

Taça Brasil Sub-21 OUTLINE
19/04/18 - Os judocas Gelbert Wilmerson e Marlon Antônio serão homenageados nesta quinta-feira, dia 19, às 9 horas, por conta das medalhas conquistadas no "World Judo Games 2018 - Judo For All", competição disputada entre 9 e 16 de abril, em Beverwijk, na Holanda. 

Atletas do programa Superar, da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), Gelbert e Marlon Antônio são judocas com deficiência intelectual. 

Eles vão receber um certificado de destaque internacional no paradesporto das mãos do secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado. A homenagem será realizada na Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo (rua Clóvis Cyrilo Limonge, 141, bairro Havaí, região Oeste de BH), onde eles estudam e funciona um dos núcleos do programa Superar. 

Gelbert e Marlon superam deficiências 

Programa Superar PBH
Gelbert e Marlon Antônio conquistaram medalhas de bronze no "World Judo Games" para níveis 1-2-3, no sábado (14/4). "O campeonato foi bom. Lutei contra atletas holandeses, ingleses e de outros países. Aprendi até algumas expressões em inglês, como "Sorry", "Thank you", "Please". Precisamos treinar mais para conquistar o 1º lugar nos próximos campeonatos", disse Gelbert. "Foi legal viajar de avião e passear na Holanda. Estava frio lá. Achei o campeonato organizado e bacana. Conheci novas pessoas. A sala de treino lá era muito grande e havia alunos treinando nas escolas", observou Marlon Antônio. 

Já no domingo (15/4), Gelbert foi campeão e Marlon vice campeão no "Ben van der Eng Memorial International Judô Tournament", um grande torneio festivo e inclusivo de "Judô for All" para classes 1-2-3-4-5. As competições reuniram aproximadamente 300 atletas de dez países. 

O Brasil foi representado por 14 atletas, sendo três judocas do Rio de Janeiro, dois de São Paulo, duas do Distrito Federal, dois do Rio Grande do Sul e dois de Santa Catarina, além de três mineiros - Gelbert, Marlon e Orlando Cherem, este do Minas Tênis Clube. 

A 20ª edição do World Judo Games foi promovida pela Special Needs Foundation. O evento é realizado a cada dois anos.

Programa Superar

O programa da PBH é executado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e atende a 700 alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e com autismo. As atividades do programa são realizadas em dois núcleos de atendimento: Centro de Referência Esportiva para Pessoas com Deficiência, no bairro Carlos Prates, região Noroeste de Belo Horizonte, e Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo, no bairro Havaí, região Oeste.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, 700 alunos participam de aulas nas modalidades de atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e percussão. Para se inscrever, é necessário que o interessado tenha endereço fixo em Belo Horizonte e apresente laudo médico. A inscrição será validada mediante a existência de vaga. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer - SMEL