Professor kodansha Oswaldo Ichikawa

Sensei Ichikawa deixa como legado centenas de judocas faixas pretas

Professor kodansha Oswaldo Ichikawa
07/07/18 - FMJ manifesta solidariedade à família do professor kodansha Oswaldo Ichikawa falecido nesta quinta, 05 de julho.

O renomado professor Oswaldo Ichikawa era Kodansha, 8º Dan, e faleceu aos 69 anos; deixa como legado centenas de faixas pretas formados em Minas Gerais e São Paulo.
 
Radicado em Embu-Guaçu (SP) e nascido em 22 de março de 1949, em São Paulo (SP), Oswaldo Ichikawa obteve o hachi-dan (8º dan) em 06/04/2000, aos 51 anos, tornando-se um dos grandes mestres do judô no Brasil.
 
Nos anos 70 comandou o judô da Usipa, em Ipatinga (MG), e chegou a ter mais de mil alunos. Exerceu a função de técnico da seleção brasileira de judô e de membro da comissão de graduação da CBJ (Confederação Brasileira de Judô).
 
Ao voltar para São Paulo, Oswaldo Ichikawa radicou-se no interior do estado, em Embu-Guaçu (SP), e passou a ensinar judô na Associação de Judô Ichikawa, cujos alunos deverão continuar o trabalho do nobre sensei, dentro e fora dos tatames.

O corpo do professor Ichikawa foi cremado no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra (SP), neste 06/07, onde uma multidão de amigos expressaram solidariedade aos familiares de um dos maiores mestres do judô no Brasil.