Judô para crianças: benefícios na infancia

Uma arte marcial que promove o respeito e o companheirismo

Judô para crianças: benefícios na infancia
29/03/18 - A prática do judô tem aumentado entre as crianças por ser uma das artes marciais preferidas pelos meninos, meninas e jovens. 

O judô ajuda as crianças a aumentar suas capacidades físicas, psíquicas e imprimem valores importantes para a vida toda como o companheirismo e o respeito pelos demais semelhantes. 

Ainda que as crianças possam sofrer algumas lesões próprias do esporte, o judô é muito mais do que uma arte marcial pois, ajuda a desenvolver habilidades motoras e, pricipalmente, aprender a cair.

Além de ajudar no desenvolvimento físico, é importante ressaltar o autoconhecimento, o domínio do próprio corpo e a capacidade de autocontrole, conforme veremos a seguir.

Os benefícios da prática do judô pelas crianças são inúmeros

Judô para crianças: benefícios na infancia
- Desenvolvimento das habilidades motoras básicas. Uma das regras mais importantes na hora de praticar o judô é aprender a cair corretamente. Isso evitará muitas lesões durante as aulas e também fora delas. 

- Favorece o desenvolvimento do aparelho motor. 

- Desenvolvimento de força, coordenação, velocidade, flexibilidade e equilíbrio da criança. 

- Autoconhecimento e domínio do seu próprio corpo. 

- Desenvolvimento do seu poder de autocontrole. 

- Estimulação do pensamento tático. A velocidade do esporte obriga a criança a tomar decisões rápidas e decisivas em diferentes situações que seu oponente a coloca e vice-versa. 

- Apesar de ser um esporte de contato, transmite e ensina muitos valores às crianças: tolerância, motivação, autoestima, educação, companheirismo, solidariedade e trabalho em equipe. 

- Motivação. Quanto mais a criança se esforça para realizar os movimentos corretos e adquire disciplina e habilidades, tão importante nesse esporte, ela avança um grau, simbolizado por cores das faixas. 

Quando as crianças se inscrevem pela primeira vez no judô, começam a praticar a disciplina desde o nível básico para ir, pouco a pouco, subindo níveis à medida que melhore sua técnica. À medida que a criança vai crescendo no conhecimento da luta e desenvolvendo suas habilidades, vai alcançando graus diferentes, chamados de Kyus. No ocidente, os graus estabelecidos são: branco, azul, amarelo, laranja, verde, roxo, marrom e preto. 

Quando o judoca alcançar a faixa preta, já tem uma boa técnica e poderá se tornar num instrutor da disciplina ou competir em alto nível. 

Ordem das cores das faixas no judô

Zero Kyu (mukyu) – Faixa Branca

7º Kyu (nanakyu ou shichikyu) – Faixa Cinza – Somente para crianças

6º Kyu (rokkyu) – Faixa Azul

5º Kyu (gokyu) – Faixa Amarela

4º Kyu (yonkyu ou shikyu) – Faixa Laranja

3º Kyu (sankyu) – Faixa Verde

2º Kyu (nikyu) – Faixa Roxa

1º Kyu (ikkyu) – Faixa Marrom

1º dan (shodan ou ichidan) – Faixa Preta

Fonte original: Vilma Medina - Diretora da página www.guiainfantil.com