Fúlvio Miyata

Equipe principal de judô do Minas Tênis Clube tem novo tecnico

Fúlvio Miyata
12/04/18 - O ex-técnico da seleção olímpica do Brasil, Fúlvio Miyata, é o novo treinador de judô do Minas Tênis Clube. Fúlvio tem 40 anos, é formado em educação física e possui diversos cursos voltados para a área de gestão e preparação esportiva.

Como atleta, o novo técnico do Minas tem várias conquistas em torneios pan-americanos e sul-americanos, foi vice-campeão mundial por equipes e militar (98 e 2002), coleciona três bronzes em mundiais militares (98, 99 e 2001), um bronze no Campeonato Mundial Sênior (Paris/1997) e outro bronze na Copa Jigoro Kano (1996). Foi técnico vitorioso das seleções sub 18 e sub 21 e, desde 2013, estava à frente da seleção brasileira principal, sendo o responsável pela equipe masculina do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Com nove anos de experiência na seleção de base e principal, Fúlvio Miyata chega para comandar o judô minastenista.

Miyata comandou seleção brasileira em Budapeste

Fúlvio Miyata
O treinador se apresenta ao Minas nesta terça-feira (17/04), quando comanda o primeiro treino da equipe, a partir das 14h, e estará disponível para falar com a imprensa.

Fúlvio iniciou a carreira como atleta aos 7 anos, em São José dos Campos, sua cidade natal. Estudou muito sobre o esporte e se tornou um judoca vitorioso nos tatamis. Como treinador, ministrou aulas de luta para o Exército Brasileiro e na Associação Cristã de Moços (ACM), em São José dos Campos. Foi coordenador de Esportes do Instituto Reação, no Rio de Janeiro, e chegou à Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em 2009, quando assumiu a seleção sub 18 e foi auxiliar técnico na sub 21. Em 2013, assumiu a seleção principal, trabalhou com grandes nomes do judô nacional e ajudou o Brasil a chegar ao pódio em diversos torneios pelo mundo, além de comandar a seleção masculina nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Uma grande potência do judô nacional

Fúlvio Miyata
Minha proposta é fazer transferência de conhecimento de minha experiência na seleção brasileira e qualidade técnica e teórica no esporte. Esta é uma grande oportunidade de crescimento para mim e para o Minas. Isso me traz até aqui”, comentou Fúlvio.

O treinador vê a equipe minastenista como uma das grandes potências do judô nacional e comandar uma das principais forças do esporte do país, para ele, será um grande desafio.

Vejo a equipe do Minas renovada, com alguns talentos individuais e um grupo grande de judocas jovens, motivados e em busca de sonhos e espaço no cenário esportivo. O meu desafio é cumprir com os objetivos do Clube, sem esquecer dos princípios éticos. Formar, primeiro, cidadãos e, consequentemente, atletas campeões”, destacou o novo treinador minastenista.

O primeiro desafio de Fúlvio Miyata à frente da equipe minastenista será a Taça Brasil sub 21 Interclubes, que será disputada nos dias 5 e 6 de maio, na Arena Minas Tênis Clube.

Fonte: site da Revista Budô