Seminário de Ciência e Tecnologia de Esportes de Combate: Ensino em Foco

Presidente da FMJ participou da abertura de evento focado em métodos pedagógicos para ensino didático dos esportes de combate

Seminário de Ciência e Tecnologia de Esportes de Combate: Ensino em Foco
07/03/18 - A EEFFTO (Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) recebeu Seminário de Ciência e Tecnologia de Esportes de Combate: Ensino em Foco.

O evento foi focado em métodos pedagógicos para ensino de combates esportivos de forma mais didática e, com esse acontecimento, a FMJ (Federação Mineira de Judô) realizou a segunda parte do credenciamento técnico, franqueando a participação de parte significativa de seus professores.
 
A mesa de abertura do seminário contou com as presenças do presidente da FMJ, Nédio Henrique Pereira; do Dr. Maicon Rodrigues Albuquerque (professor da EEFFTO e idealizador do evento); do professor André Fernandes Chaves Filho e do judoca e ex-campeão mundial, Luciano Corrêa.

Palestras e oficinas práticas movimentaram o evento

Seminário de Ciência e Tecnologia de Esportes de Combate: Ensino em Foco
Dentre as autoridades esportivas que marcaram presença no evento, destacam-se Luiz Augusto Martins Teixeira, ex-presidente da FMJ; Antônio Carlos da Costa, presidente da Comissão de Graduação da FMJ; dos professores kodanshas Mário Lúcio da Silva, que coordena o Projeto Avança Judô, em Vespasiano; José Nonato da Cunha e Sebastião Inácio Pereira, coordenador administrativo da FMJ. 

Além da participação de diversos responsáveis técnicos das entidades filiadas à FMJ, dentre árbitros, oficiais técnicos de mesa, professores e atletas de outros esportes de combate.
 
A temática principal foi o debate sobre a atuação do profissional, professor e treinador, e os métodos de ensino aplicados.

Participaram árbitros, oficiais técnicos de mesa, professores e atletas de outros esportes de combate

EEFFTO recebe Seminário de Ciência e Tecnologia de Esportes de Combate: Ensino em Foco
Durante o seminário ocorreram palestras e oficinas práticas. A abertura coube à professora e doutora, Larissa Rafaela Galatti da UNICAMP, com o tema Pedagogia do Esporte: Iniciação aos Métodos de Combate; seguida pelo professor e doutor, Maicon Rodrigues Albuquerque, da UFMG, com o título, O Ensino de Lutas no Contexto Escolar e na Iniciação Esportiva, que destacou especificidades dos esportes de combate, as modalidades esportivas de luta regidas por regras e regulamentos, ressaltando que todas têm em comum o contato proposital, a fusão entre ataque e defesa (imprevisibilidade) e a fusão de oponente e alvo em uma só pessoa.
 
As oficinas práticas, na parte da tarde, foram ministradas pelos professores Cristiano Arruda Gomes Flor (Esportes de Persuasão); Paulo Henrique Caldeira Mesquita (Esportes de Implementos) e André Fernandes Chaves Filho (Esportes de Agarre).

Professora Larissa Rafaela Galatti, da UNICAMP

Seminário de Ciência e Tecnologia de Esportes de Combate: Ensino em Foco

Professor Maicon Rodrigues Albuquerque, da UFMG

Seminário de Ciência e Tecnologia de Esportes de Combate: Ensino em Foco

Parceria FMJ e Laboratório de Esportes de Combate da EEFFTO

Ketleyn Quadros se reinventa rumo a Tóquio
O evento foi realizado em 03 de março, na Escola de Educação Física da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), e a realização foram iniciativas do LEPEC (Laboratório de Estudos e Pesquisa em Esportes de Combate - da EEFFTO) em parceria com a FMJ (Federação Mineira de Judô), visando a capacitação de professores de judô em Minas Gerais.
 
Na avaliação do presidente da FMJ, Nédio Henrique Pereira, o evento se destacou pelo fortalecimento da parceria firmada com o Laboratório de Pesquisas e Esportes de Combate da EEFFTO, da UFMG, pelo pioneirismo em franquear a participação de considerável parte de seus responsáveis técnicos no Simpósio Ciência e Tecnologia de Esportes de Combate e pela atuação da FMJ, como única Entidade representante dos esportes de combate que estimulou a participação massiva dos profissionais e de atletas envolvidos com a prática do judô.
 
"A participação de significativo número de responsáveis técnicos das filiadas no Simpósio de Ciência e Tecnologia dos Esportes de Combate demonstra o cumprimento da missão institucional da FMJ em promover a capacitação dos Professores e Técnicos mineiros, que, certamente, atuarão como agentes multiplicadores dos ensinamentos adquiridos ", finalizou Nédio.

Público diversificado...

Seminário de Ciência e Tecnologia de Esportes de Combate: Ensino em Foco

... quase lotou as dependências

Seminário de Ciência e Tecnologia de Esportes de Combate: Ensino em Foco