Atividades FMJ 2019

Clínicas de Arbitragem, Capacitação e Congresso Técnico

Clínicas de Arbitragem, Capacitação e Congresso Técnico
28/02/19 - A Federação Mineira de Judô realizou Clínicas de Arbitragem e de Capacitação para Oficiais Técnicos, além do Congresso Técnico, no auditório do Minas Tênis Clube e na Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Os eventos acorreram no sábado, 23, e no domingo, 24, com apoio da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e da Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte (FJRN).
 
A Clínica de Arbitragem foi apresentada pelo experiente árbitro FIJ-A e 5º Dan, Laedson Godoy, que comentou os principais pontos do Seminário de Arbitragem da Federação Internacional de Judô, realizado em Mittersill, no início de 2019.

Professor graduado e de categoria FIJ-A

Clínicas de Arbitragem, Capacitação e Congresso Técnico
O professor Laedson Godoy é graduado em psicologia e tornou-se o árbitro mais jovem do Brasil a atingir a categoria FIJ-A internacional, em 2012. 

Atuou no Grand Prix Qingdao (China), no Campeonato Mundial Sub-21 (Croácia), no Campeonato Mundial IBSA (Portugal), nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, e em diversas etapas da Copa do Mundo. Participou dos últimos sete Seminários de Arbitragem da IJF/IBSA (Cidade do México, Fort Lauderdale, Málaga, Tokyo, Baku, Manágua, Mittersill).

Palestra do professor André Fernandes

Clínicas de Arbitragem, Capacitação e Congresso Técnico
O evento contou com a palestra proferida pelo professor André Fernandes Chaves Filho, supervisor de Judô do CTE/UFMG, que relatou parte do conteúdo do curso de aprimoramento técnico-didático realizado na conceituada Universidade de Tsukuba, no Japão, em 2018.

Além disso, transmitiu parte dos conhecimentos absorvidos no seminário Sport For Tomorrow, organizado pela CBJ, pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJRJ) e pelo Instituto Kodokan do Brasil, ministrado pelo professor japonês Hirotaka Okada, medalhista olímpico, bicampeão mundial e instrutor-chefe da Universidade de Tsukuba.

Comissão de Arbitragem

Clínicas de Arbitragem, Capacitação e Congresso Técnico
Da esquerda para a direita, professores Eduardo Gonçalves, Edmilson Guimarães, Laedson Godoy, Nelson Matsunaga e Rodrigo Silva.

O curso de Capacitação Técnica para Oficiais Técnicos de Mesa foi ministrado pelo professor Sidnei Tavares de Souza, auxiliado pelos professores Eduardo Romeiro e Domingos Tacchi.
 
Os inscritos para a Clínica de Capacitação de Oficiais Técnicos também participaram da Clínica de Arbitragem.
 
A realização dos eventos pela FMJ cumpre a missão institucional de promover a capacitação técnica dos árbitros e de oficiais técnicos, além de oportunizar a transmissão de conhecimentos para técnicos e atletas sobre as novas regras introduzidas recentemente pela Federação Internacional de Judô (FIJ).
 
O Congresso Técnico foi realizado sob a supervisão do coordenador técnico da FMJ, professor Edmilson Leite Guimarães, e reuniu os responsáveis técnicos das academias de judô filiadas a FMJ. Na oportunidade, foram discutido o calendário da entidade e especificidades das competições previstas para 2019, além da deliberação acerca do novo regulamento técnico em vigor para esse exercício.


Nédio Pereira, presidente da FMJ, faz apresentação

Clínicas de Arbitragem, Capacitação e Congresso Técnico

Jovens apresentam certificados dos cursos

Clínicas de Arbitragem, Capacitação e Congresso Técnico